Quem é Alexandre de Sousa?

Se vamos trabalhar juntos pelo seu sucesso no vestibular da UERJ, que tal me conhecer um pouco?

Meu nome é Alexandre de Sousa, tenho 29 anos, moro no Rio de Janeiro. Minha profissão: Capitão da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Minha paixão: ajudar pessoas a alcançarem seus objetivos, assim como atingi os meus.

Para alcançar a carreira de Oficial da Polícia Militar, fiz o Vestibular da UERJ pela primeira vez em 2003. Na época, o vestibular UERJ fazia parte do processo seletivo da PM. Tive a felicidade de passar na minha primeira tentativa e entrei para a PMERJ no ano seguinte.

No ano da formatura (2006) comecei a ajudar outras pessoas a também realizarem seus sonhos de serem oficiais da Polícia Militar, através de um site pessoal na internet. Dois anos depois fundei a Comunidade Aspiras, um site que começou ajudando candidatos de concursos das PM e Bombeiros do Rio de Janeiro. Hoje o site cobre concursos de todo o Brasil. Fique à vontade para conhecer meu perfil no Aspiras e me adicionar.

Em 2009, ainda Tenente da PM, um ano após a criação do Aspiras
Quanto mais as pessoas foram descobrindo que eu tinha técnicas, dicas e macetes que não se ensinavam em cursinhos, mais se interessavam e queriam se aprofundar no meu método de estudo.

Quem chegava também tinha muitas perguntas parecidas: “Quais são os assuntos que mais caem na prova? O que é mais importante estudar para a UERJ? Como estudar tantas matérias em tão pouco tempo? Onde eu encontro um curso preparatório bom e barato? Existe algum macete para chutar?” etc.

Com o tempo, notei que realmente havia carência de orientação específica para o Vestibular da UERJ. Existiam (e ainda existem) muitos cursos pré-vestibulares no mercado, mas nenhum específico para a UERJ.

Isso me motivou a mergulhar cada vez mais nas provas e gabaritos da UERJ. Passei três anos fazendo levantamentos, pesquisas e testes com simulados até decidir que estava pronto para compartilhar meus conhecimentos.

Em 2011, parceria com a IESDE S.A.
Em 2011 passei a oferecer um grupo de estudos fechado, dentro da Comunidade Aspiras. Nele disponibilizei meus métodos, mostrados de forma didática, fácil e passo a passo de como se preparar para o Vestibular UERJ economizando tempo e dinheiro.

No mesmo ano consegui uma parceria com a empresa IESDE S.A. – Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino. Essa parceria possibilitou que os guerrilheiros pudessem optar por um curso preparatório com material didático completo e de altíssima qualidade, com apostilas e vídeo aulas, por um preço ínfimo se comparado ao preço normal.

De lá para cá evoluímos muito. Descortinei as 16 regras das táticas de chute, consegui mapear as estatísticas de todos os assuntos mais frequentes, trouxe o conceito de números de segurança para a preparação, criei a planilha de diagnóstico, análise de padrões dos enunciados das questões e várias outras melhorias.

Em 2013 o que já era bom ficou ainda melhor! Fiz um site novo, totalmente reformulado. E incluí, num mesmo pacote, o acesso ao curso pré-vestibular completo do IESDE e o acesso ao CT de Guerrilha UERJ. Não consigo disfarçar meu orgulho por ter chegado a este patamar com o CT deste ano. Sou suspeito para falar, espero que você possa conferir por si mesmo.

Estou ansioso para que possamos trabalhar juntos por sua aprovação na UERJ! Conte comigo!

43 Comentários

  1. Thiago Henrique

    Bom Dia Alexandre, Gostaria de saber se ainda tem como assinar o uerj ninja. estou me preparando para CFO dos bombeiros e me interessei pelo curso

    Responder
  2. bruno

    boa noite, Alexandre Gostaria de tirar algumas duvidas com você sou concursado da PMERJ, tenho algumas duvidas graves sei que posso contar com vc ,se poder me ajudar fico grato.
    aguardo por email um ctt
    brunoamaturo1@gmail.com

    Responder
  3. fernando antonio santos de assis

    boa noite capitao sou carteiro e tenho o sonho de ser militar porem estou com 47 anos e agora descobri que posso ser oficial do bombeiro…como e seu curso …como posso fazer…e qto custa…quero me escrever e focar nos estudos…parabens pela sua dedicacao pois vc esta acendendo a esperanca no coracao de todos os que nao tem onde tira orientacao para melhorar de vida…obrigadao…mande email para mim com as informacoes….to no aguardo e doido pra aprender….abs

    Responder
  4. Thainá Azevedo

    Olá Alexandre,
    Vou tentar o vestibular da UERJ esse ano, os cursos de interesse são medicina, odontologia e ciências biológicas , na verdade o meu sonho é passar em medicina, mas sei que é muito concorrido, então tenho outras opções. Confesso que estava muito desmotivada , pois estou sem estudar tem um bom tempo, até que vi um vídeo seu falando sobre o vestibular .

    Gostaria, se for possível , de algumas dicas de como começar os estudos, mesmo que não consiga passar esse ano, mas já é um início para o ano que vem.

    Agradeço pela atenção e parabéns pela iniciativa!

    Responder
    1. Erivelton Vieira

      Olá Alexandre, quero muito me preparar para o vestibular da UERJ, gostaria de algumas dicas sobre como se matricular no seu curso de Aspira, aguardo resposta. Obrigado e um abraço.

      Responder
  5. Rennan Silva

    Boa tarde Alexandre.
    Queria muito em pder ter a oportunidade de entrar em contato com você camarada.
    Preciso tirar algumas dúvidas com você há respeito do (concurço Público CFO).
    Se pudér, deixe seu email, facebook,, etc. Agradeço des de já …

    Responder
  6. Juliana Lima

    Deus te abençoe muito! Você é uma pessoa muito especial, obrigada por fazer esse trabalho tão lindo!
    Foi exatamente este amor que tenho pelas outras pessoas que me motivou a escolher a profissão de bombeiro, que hoje o ingresso é pela UERJ. Gostaria muito de saber onde faço a inscrição para fazer o curso?

    Desde já agradeço :)

    Responder
  7. Monica Santos

    Gostaria de saber seu e-mail. Quero me inscrever no seu curso. Desde já grata.

    Responder
  8. antonio carlos seixas S. junior

    Cap. Alexandre Bom Dia,

    Quero fazer parte deste grupo maravilhoso e seleto … Já sou praça do CBMERJ, e quero atacar com tdo o CFO.
    Preciso saber como faço para inscrever-me no curso?
    grande abraço, aguardo retorno

    carlosjrjustica@hotmail.com

    Responder
  9. flavio roberto de souza ribeiro

    olá Alexandre boa noite . gostaria de saber quando vai abrir inscrição para oficial do bombeiro e inscrição para o curso um abraso .

    Responder
  10. Brenda alves

    ooi Alexandre , bom eu faço preparatório , fiz a primeira fase da prova da uerj esse ano e me dei muito mal , preciso do conceito ”A” para passarna prova do oficial do bombeiro. Como faço pra fazer esse curso ? quero muito passar nessa prova.

    Responder
  11. Fabrícia

    Oi Alexandre boa tarde, gostaria de fazer esse curso, mas dá como inscrições encerradas, quando será o próximo?

    Responder
  12. Sabrina

    Alexandre sou sua fã,pois pessoas como você que deveriam ser elogiadas,pq nos dia de hoje poucos são os que estão dispostos a ajudar. Sempre acompanho sua pagina,fiz o concurso da EAGS mas resolvi não ir para poder me dedicar ao concurso para Oficial,sei que tenho o sangue militar e muitas pessoas dizem que sou doida,com tanta coisa para fazer escolhi ser militar,rs,mas depois que conheci sua pagina tive mais certeza ainda do quero ser e fazer. Gostaria de saber como faço para participar do curso? Obrigada!

    Responder
  13. Bianca Duarte

    Alexandre, tô saindo agora do ensino medio e estou focando na UERJ, gostaria muito que entrasse em contato comigo, para que possa me orientar como proceder. Obrigada!

    Responder
  14. Patrícia

    Oi Alexandre, gostaria de saber como me matricular e qual o preço do curso.

    Responder
  15. matheus

    Poxa me mande o email também, pois também quero prestar pra Oficial da CBMERJ 2015, algumas informações sobre preço e tal…

    Responder
  16. Maria Helena de Lima

    Boa noite capitão,sou instrutora de trânsito,gosto muito do que faço, o meu sonho sempre foi o de ser militar,porém jamais imaginei que pudesse ao menos sonhar novamente com isso,já que fiz 50 anos esse anos.Tentei entrar para a PM quando ainda era nova,porém não tinha altura suficiente e fiquei reprovada por 2cm.Depois de muito tempo sem estudar,mais sem nunca ter parado de ler,por ser uma das coisas que mais gosto de fazer,esse ano resolvi começar a minha graduação,estou fazendo gestão ambiental.
    Hoje um aluno me disse que vai fazer prova para os Bombeiros e que não tem limite de idade então voltei a sonhar,preciso dos seus conselhos.
    Desde já agradeço, parabenizando pelo seu trabalho que é tão digno e honrrado. Maria Helena.

    Responder
  17. luciana

    ola Alexandre tenho uma duvida gostaria de saber se a prova para oficial do bombeiro ainda é realizada pela UERJ ? pois a da PM mudou obrigada pelo blog .

    Responder
  18. sandro

    ola alexandre tenho uma duvida eu uso oculos tenho grau alto meu sonho é ser oficial do bombeiro tem como

    Responder
  19. Samuel Pires

    Olá, Alexandre!

    Achei interessantíssima essa página e a maneira como aborda os assuntos relacionados à UERJ. Formei-me em 1995, ou seja, 18 anos sem estudar. Estou com 41 anos e meu sonho sempre foi entrar em uma universidade pública. Hoje mesmo estive pesquisando alguns cursos presenciais para saber a quanto anda os valores. Alguns até justos, mas outros… Enfim… Pretendo cursar a carreira de direito, e a UERJ seria o ideal. Bom… Quero participar do projeto, mas já percebi que as inscrições foram encerradas. Deixei meu e-mail lá.

    E aí, o que acha disso tudo?

    Aguardo um retorno.

    Abraços!

    Responder
  20. Willian dos Santos Rangel

    Boa noite capitão , primeiramente o parabenizo pela iniciativa , e segundo : estou focado em prestar o vestibular para o ano de 2015 , pois estou a muito tempo sem estudar e o farei durante o ano de 2014.
    Peço a sua ajuda , prestarei o concurso para a Escola de Oficiais do Corpo de Bombeiro Militar.
    Desde já , grato!

    Responder
  21. Ana Paula

    Olá Alexandre, estou prestando para ciências biologicas e queria algumas dicas para a prova dissertativa da uerj. Minhas materias específicas sao: biologia e química! Queria saber quais sao os assuntos mais importantes e que merecem mais minha atenção!
    Obrigada, se você puder me retornar com as respostas eu ficaria muito grata!
    Ana Paula

    Responder
      1. vanderson

        Boa noite Alexandre

        tem como o você me dar mais detalhes
        sobre a prova do corpo de bombeiros….

        obs: manda informações para meu email por favor
        muito obrigado….

        Responder
  22. Anderson Pinheiro da Silva

    O Capitão não estou conseguindo contato por email, como faço a inscrição?

    Responder
  23. claudia da silva sartori

    Bom dia!!
    Alexandre,eu gostaria muito que voce pudesse me ajudar,a passar no vestibular em 2015 para oficial do bombeiro,ja que estou a 19 sem estudar, te agradeço desde de ja.
    bjsss e muito obrigada!!
    claudia da silva sartori

    Responder
  24. Cristine

    Olá Alexandre! Não é de hoje que estou querendo participar do ct de guerrilha,
    Pois estou sem estudar a sete anos, e estou focada em ser oficial do CBMERJ.
    Já estou fazendo um pré vestibular, sei que agora não tenho condições de passar mais com o
    aprimoramento do estudo pretendo passar em 2015 no primeiro ou no segundo semestre.
    Gostaria de pedir uma ajuda pois estou realmente focada.
    aguardo resposta Obrigada! Cristine

    Responder
  25. Flávio Ferreira

    Gostaria de saber seu e-mail. Quero me inscrever no seu curso. Desde já grato.

    Responder
  26. Paulo Vitor Ribeiro

    Parabéns pela iniciativa, atitude e ótimo trabalho!

    Forte abraço

    Responder

  27. E MUITO BOM SABER QUE EXISTE PESSOAS ASSIM PARA PODER AJUDAR PESSOAS
    Q NEM CONHECE, OBRIGADO CAPITÃO

    Responder
    1. Alexandre de Sousa

      Obrigado Moisés! São comentários como os seus que me fazem lembrar porque eu iniciei esse trabalho. Grande abraço!

      Responder
      1. Daniel Degani Buitrago

        Olá Alexandre boa tarde,
        Estou sem estudar a quase uma década,quero me inscrever em seu curso.
        cordialmente.
        Daniel

        Responder

Deixe seus comentários abaixo :)